Mais de 700 animais de grande porte foram apreendidos em vias públicas de João Pessoa

Publicado em: 28/03/2022 às 11:20
Foto

Animais de grande porte soltos nas vias públicas podem causar acidentes de trânsito. Para evitar o que pode se tornar um problema coletivo, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), tem intensificado o recolhimento desses animais e encaminhado ao Centro de Manejo de Animais Apreendidos, local gerido pela empresa Transnobre. Em 2021, 728 animais foram apreendidos nas ruas de João Pessoa.

Sem informar o número de apreensões neste ano, o Centro de Manejo, que abriga os animais perdidos ou abandonados pelos proprietários, garante que oferece tratamento em saúde e alimentação. O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, explica que o primeiro passo é uma consulta com um médico veterinário, que avalia se há uma situação de doença, o que é comum entre os animais apreendidos, já que, por vezes, esse é o motivo do abandono pelo proprietário.

“Os animais são cuidados no Centro, recebendo medicamentos, quando necessário, a exemplo de vermífugos e antibióticos, considerando que muitos são utilizados no trabalho de carga e estão acometidos com carrapatos e verminoses, por não serem bem tratados pelos proprietários”, lamenta Ricardo Veloso.

O local recebe equinos, muares, caprinos, suínos, bovinos e asininos. Todos eles, segundo garante a PMJP, são alimentados diariamente com dois quilos de ração concentrada, composta por milho triturado, soja e sal mineral. Os currais onde os animais ficam instalados são abastecidos, ainda, com sal mineral e capim cortado e passado na forrageira, três vezes ao dia.

Duas equipes se revezam no trabalho de manejo e apreensão dos animais soltos na cidade de João Pessoa. Cada equipe é formada por motorista, manejador e laçador, sendo uma diurna e outra noturna. O trabalho é feito com a utilização de caminhão boiadeiro, adequado ao transporte de animais. O veículo, com capacidade para dez animais, é dotado de rampa móvel para facilitar a entrada deles.

Quando o animal é apreendido, o proprietário precisa pagar uma multa para reavê-lo, cujo valor varia de acordo com a espécie e o porte do animal. É necessária a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e fotos do animal e do proprietário.

A Emlur orienta a população a denunciar quando encontrar animais de grande porte soltos em locais públicos. O contato deve ser feito por meio dos telefones 0800-083-2425, 3214-7628, 3214-7660 ou 98746 9737. O Centro de Manejo está localizado no Bairro de Muçumago, próximo ao contorno da Praia do Sol.



Fonte: Espaço PB com Secom-PMJP (Thadeu Rodrigues) – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: